Campanha de Incentivo ao Aleitamento Materno reúne mães e gestantes em Vila Kosmos

05:13:00 Unknown 0 Comments


A Clínica da Saúde Ana Maria C. dos Santos Correia, localizada na Vila Kosmos, realizou na semana passada (13) uma Campanha de Incentivo ao Aleitamento Materno, que faz parte de uma das políticas de amamentação mais eficientes do mundo.

O Programa Nacional de Incentivo ao Aleitamento faz parte de uma iniciativa criada para elevar as taxas de aleitamento materno no Brasil, em 1981. Desde então, a implantação é responsável por melhorar os indicadores relativos à oferta e distribuição de leite para recém-nascidos, sobretudo os que estão em UTI neonatal.

O evento foi organizado pela enfermeira preceptora de enfermagem Marcelle Albuquerque, que falou, inicialmente, sobre as dificuldades iniciais das mães na amamentação e da falta de habilidade em relação às técnicas na hora de amamentar.

Marcelle também instruiu às mães presentes em relação à doação para a Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano. Segundo a enfermeira, as mães que produzem leite em excesso e quiserem doar, devem retirá-lo assim que o bebê mamar ou quando as mamas estiverem cheias. Também recomenda-se limpar e massagear as aréolas das mamas até que o leite comece a sair. O conteúdo deve ser despejado em um frasco de vidro, com tampa de plástico, etiquetado com o nome da mãe, a data e a hora que retirou o leite.

Em seguida, a enfermeira obstetra Camila Tomaz ensina as mães presentes a utilizar um objeto chamado “sling”, um carregador de bebê, não estruturado, que permite formar uma espécie de saco ou rede, onde se carrega o bebê próximo ao corpo em várias posições. Trata-se de uma versão moderna dos antigos carregadores de bebês utilizados há séculos por diversas culturas (indígenas, africanas, asiáticas e indo-americanas). A enfermeira ainda falou sobre técnicas que permitem que o bebê se sinta mais seguro, como ouvir o coração da mãe ao ser colocado no sling.

A palestra ainda contou com a participação da médica Hilana Tavares, que deu algumas explicações sobre licença maternidade. Segundo ela, gestantes não podem ter suas funções trocadas durante a licença maternidade, exceto se apresentarem algum risco para a gravidez e exercerem outros cargos durante esse período. Elas ainda recebem proteção salarial e não podem ser demitidas.

Para popularizar a iniciativa e conscientizar a população, o Ministério da Saúde organiza anualmente, no mês de agosto, a Semana Mundial da Amamentação. Outra data importante no calendário da saúde é o Dia Nacional de Doação de Leite Humano, celebrado no dia 1º de outubro.

De acordo com especialistas, além de oferecer nutrientes aos bebês, a amamentação é fundamental para a saúde da mãe. Entre os benefícios, um dos principais é a prevenção de hemorragias e consequente anemia materna observada no pós-parto. O ato de sucção do bebê auxilia na contração uterina, que ajuda na diminuição do tamanho do útero e, por consequência, reduz possíveis sangramentos.

O aleitamento materno também cria fortes vínculos afetivos entre mãe e filho e complementa a ação do sistema imunológico do recém-nascido, protegendo contra infecções respiratórias, intestinais e, principalmente, de proteção. Segundo dados do Ministério da Saúde, a prática do aleitamento materno exclusivo até o sexto mês de vida, por si só, reduziria em até 13% a mortalidade infantil no Brasil. O índice representa 7.800 mortes a menos de crianças a cada ano.

A Clínica da Saúde Ana Maria C. dos Santos Correia, localizada na Vila Kosmos, realizou na semana passada (13) uma Campanha de Incentiv...

0 comentários: